Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de novembro de 2012

9 dicas para estimular a sua criatividade




     Sabemos que a necessidade de buscar melhorias e encontrar soluções são essenciais para as empresas manterem-se competitivas no mercado. Neste sentido é importante que seja estimulado a capacidade de criar e inovar nos profissionais de todas as áreas.
Se você também deseja melhorar sua capacidade de percepção, ampliar seus horizontes, bem como estimular sua inteligência e criatividade, então siga algumas das sugestões abaixo, pois são conselhos simples mas que ajudam a ter outras experiências e novas emoções: 

1. Converse com outras pessoas. Não precisa deixar de falar com os conhecidos, mas é muito interessante e útil conversar também com pessoas que pertençam a grupos diferentes daqueles aos quais pertencem. Com isto você amplia sua visão de mundo, aumenta sua capacidade de tolerar e respeitar diferenças, e pode descobrir coisas muito interessantes sobre os demais e sobre a própria vida. Muitas vezes podem lhe passar informações e dicas muito valiosas e interessantes. Você pode experimentar conversar com pessoas que encontra numa viagem, numa estação ou aeroporto, ou num evento que participa. Pode até puxar conversa com pessoas que encontra na fila do banco, na sala de espera de um consultório, no restaurante ou clube e assim por diante.

2. Utilize fontes diferentes de informações. Procure assistir telejornais de emissoras diferentes, podendo variar de emissora a cada dia ou semana. Você pode fazer o mesmo variando os jornais que lê, ou as emissoras de rádio que escuta, pois assim fazendo você também terá abordagens diferentes o que pode aumentar seu senso de julgamento individual.

3. Leia revistas diferentes.  Experimente ler uma revista diferente das que costuma receber, pois é interessante como cada grupo tem interesses diferentes e podem nos mostrar outras fontes de conhecimento, prazer e cultura. Há muitas revistas que podem nos ajudar a viver melhor, assim como podem nos passar informações que servem para nosso trabalho e nossas relações com as demais pessoas, sem contar que lendo outras abordagens da vida, nos tornamos mais flexíveis, abertos e tolerantes aos demais pontos de vista, compreendendo mais aos demais.

4. Assista outros filmes. A tendência normal é assistir aos filmes de sucesso, com artistas ou diretores famosos, o que não é nada ruim. Entretanto, como fonte de estímulo ao pensamento e a crítica, procure assistir filmes de atores e diretores desconhecidos, ou originados de países diferentes, pois são outras percepções e situações abordadas, ou no mínimo, enfoques e visuais diferentes. Assista filmes que lhe proporcionem visões diferentes do mundo, outras culturas, crenças e valores, e assim estará ampliando sua visão do mundo e do ser humano, além de desenvolver maior capacidade de analisar e criar.

5. Assuma mais riscos. Normalmente evitamos ao máximo a possibilidade de riscos pois eles envolvem a possibilidade de vir a sofrer, e isto não queremos de forma alguma. O problema é que uma vida sem riscos também representa uma vida medíocre, sem crescimento e sem graça. Se quer ser uma pessoa com uma pessoa e um profissional que faz diferença, então é fundamental que aprenda a ousar e ter iniciativa, e para isto precisa assumir alguns riscos na vida, pois eles o tornam mais forte, seguro e capaz de fazer mais do que a maioria.

6. Aceite cometer alguns erros. Se aceitar a idéia acima de arriscar mais, então precisa aceitar também o fato de que vai errar mais, o que não significa que você é incompetente ou burro, mas sim que está conhecendo e aprendendo sobre novas áreas e atividades, o que vai torná-lo melhor ainda. O erro faz parte do processo de aprendizado e deve ser encarado com mais naturalidade, pois para progredir e aprender é preciso assumir naturalmente os erros do caminho.

7. Torne-se um novo estudante. Volte a estudar, seja no ensino formal ou em cursos de pequena duração. É um fato que ao retornar a sala de aula você vai contatar com novas pessoas e ouvir novas idéias, o que vai fazer com que sua mente fique ativa e aberta a novos conhecimentos e percepções.

8. Aprenda a fazer perguntas. Para ativar a sua mente criativa procure habituar-se a fazer perguntas que estimulem outras percepções e idéias. Você pode criar diversas perguntas diferentes, tais como: o que podemos fazer com isto, como e por quê isto acontece, onde podemos aplicar estas idéias/produtos, quem pode utilizar estes serviços ou quem pode me ajudar a inovar os processos, qual seria uma o resultado de unir este produto com um produto diferente, quando poderia ser utilizar os serviços de forma inovadora.

9. Mantenha-se aberto as pequenas idéias. Ao longo do dia, diversas idéias passam pela nossa mente e normalmente costumamos descartar todas que saem do padrão comum, o que impede que nossa consciência possibilite avançar em possibilidades diferentes e inovadoras. Um pequeno “insight” pode nos levar a grandes idéias, desde que você aceite e brinque com novas e diferentes maneiras de ver e pensar.

Lembre-se que AS GRANDES IDÉIAS NASCEM DE PEQUENOS "LAMPEJOS". Portanto, seja persistente. Combine, adapte, altere, diminua, aumente, associe, substitua, reorganize e se ainda não encontrar a utilização da sua criação, inverta tudo. Nunca desista pois a oportunidade de sucesso pode estar bem próxima de você. 

"A visão sem ação não passa de um sonho. A ação sem visão é só um passatempo. A visão com ação pode mudar o mundo."
Joel Baker

bruno@excellenceconsultoria.com.br




segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Ousadia possibilita melhores resultados

Sabemos que grande parte das empresas cobra, de suas lideranças e seus colaboradores, uma postura de maior iniciativa e ousadia. Mas, por outro lado, ousar dentro de uma organização é arriscar-se. Mesmo com um discurso que estimula os colaboradores a serem ousados e autoconfiantes, na prática costuma-se negar e repreender atitudes diferenciadas, principalmente se elas não deram os melhores resultados, o que, inevitavelmente, vai gerar o medo de arriscar outras ações que poderiam gerar muitos benefícios e lucros.
O que não podemos esquecer é que não há crescimento sem riscos. Todas ações inovadoras são um risco, pois em termos empresariais não podemos ter certeza de nada, a não ser que haverá mudanças e impostos. Entretanto, somente as empresas que souberem ousar e agir com maior velocidade é que terão maiores possibilidades de êxito em seus negócios. Claro que bom senso, planejamento e organização são fundamentais, mas para crescer, evoluir e obtermos melhores resultados, sempre iremos necessitar de ações mais ousadas.
"A capacidade de correr riscos e de empreender faz parte do perfil dos melhores empresários e dos grandes líderes."
Na verdade, apenas as pessoas mais autoconfiantes serão ousadas no trabalho e terão maior destaque no que fazem. Se a empresa souber contratar bem, e se possibilitar um ambiente que estimule e aceite a iniciativa e a ousadia, as chances de sucesso serão muito maiores. Por isso os gestores devem estimular esse comportamento em suas empresas.
Um bom caminho para estimular algumas idéias e ações mais inovadoras é criar um ambiente e local onde as pessoas possam apresentar suas idéias, bem como, manifestar suas opiniões e defender seus pontos de vista. É bom que a direção facilite o processo e que não desestimule ou prejudique aqueles que pensam diferente, que critiquem algo ou que apresentem alguma idéia meio absurda. O importante é ajudar os profissionais manifestarem suas idéias no ambiente adequado e no momento adequado. Se conseguirem provar que algo está errado ou que podia ser melhor, então simplesmente aceite, parabenize e agradeça. Aproveite também a oportunidade para ajudá-los a implantar as novas idéias, estimulando a iniciativa de forma de forma prática e inteligente.
Como ter e promover mais iniciativa e ousadia na sua empresa?
Estimule a si mesmo e a sua equipe a vivenciar uma nova postura, quebrando algumas rotinas e assumindo atitudes de riscos razoáveis. Pequenas iniciativas de poucos riscos não irão comprometer grandes perdas. Pouco a pouco vá assumindo riscos maiores, e criando iniciativas mais ousadas. Arrisque-se saindo de sua zona de conforto. Aventure-se a conhecer e falar com novas pessoas ou com aqueles que têm ideias diferentes das suas. Experimente fazer coisas diferentes, busque novos conhecimentos, ideias e caminhos. Com certeza, em pouco tempo você verá a si mesmo e a sua empresa, atingindo um patamar de maior destaque e com resultados muito mais expressivos e lucrativos.

contato@brunokrug.com.br

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

12 Conselhos para Desenvolver sua Autoconfiança e Ousadia




Para ajudar com ideias praticas, segue abaixo, 12 conselhos que podem ajudar você a desenvolver uma maior autoconfiança e maior ousadia, o que certamente irá ajudar sua carreira, seus negócios e sua vida pessoal:
1) Comece assumir atitudes de riscos razoáveis. Faça pequenas atividades que exijam pequenos riscos, mas que se não derem certo não irão comprometer grandes perdas. Pouco a pouco vai assumindo riscos maiores.
2) Manifeste a sua opinião e defenda os pontos de vista que você acredita estarem certos. Não dê tanta importância aos que os demais pensam sobre você. O importante é você começar a manifestar suas idéias e opiniões no ambiente adequado e momento adequado. Se outros provarem que está errado, então simplesmente aceite, agradeça e aproveite para mudar suas idéias, crenças e percepções.
3) Reconheça os seus erros para si mesmo e para outros sem, no entanto, se desvalorizar perante os mesmos. Errar é natural e não precisamos ter vergonha disto. Anti-natural é ficar se corroendo internamente com desvalorização pessoal.
4) Não permita que humilhem você. Fale sério e mantenha-se firme na decisão de não permitir que o desvalorizem. Expresse que não está satisfeito com o referido comportamento e dê um “gelo” em quem trata você mal. Ou encontre qualquer outro modo de demonstrar que você não quer e não aceita ser maltratado e desrespeitado.
5) Diga abertamente quando não entendeu o que está sendo dito. Muitas vezes temos vergonha de dizer que não entendemos, e por isto não compreendemos o que os outros dizem, e tampouco aprendemos algo realmente novo para a vida.
6) Não tema se embaraçar ou falhar perante os outros. Lembre que as pessoas que são as mais bem-sucedidas, que mais prosperaram e venceram na busca de seus sonhos, são geralmente as que mais vivenciaram os momentos de sofrimento por falharem na vida, pois para chegar aonde chegaram tiveram que passar por muitas dificuldades reais e muitas barreiras emocionais ao longo do caminho. Foram as que mais falharam porque também foram as que mais esforços e tentativas fizeram em direção aos seus sonhos e ideais. A grande diferença é que elas não se encolheram e desistiram quando cometeram alguma falha ou erro. Apenas corrigiram a rota e tentaram de novo até conseguirem o que queriam, e por isso foram muito mais longe do que os demais.
7) Tente fazer coisas novas. Experimente fazer coisas diferentes do que sempre faz. Procure aprender novos conhecimentos, novas idéias, novas habilidades. Lembre-se que ao se esforçar para aprender coisas novas você se torna mais aberto, flexível e confiante. Portanto, aceite novas experiências, novos sabores, novas cores, novos caminhos e novas idéias.
8) Conheça novas pessoas e fale com desconhecidos (aprenda a sair da sua zona de conforto). Arrisque-se falando com pessoas estranhas, desconhecidas e com idéias diferentes das suas. Não se preocupe em provar que está certo, mas tente ouvir e pensar sobre o que dizem, e tente aproveitar ao máximo para mudar e evoluir. No mínimo estará fortalecendo suas relações e sua capacidade de respeitar e tolerar aos demais, o que lhe ajudará em muitos momentos da vida social, pessoal e profissional.
9) Mentalize-se agindo diferente e enfrentando as situações de melhor maneira. Quanto mais você mentalizar agindo com novos padrões de comportamentos, tanto mais facilmente você passará a agir com atitudes mais adequadas e positivas.
10) Faça compras em lojas que não costuma comprar, ou nas que se sente intimidado ou desconfortável (interiormente). Entre, olhe, pergunte, e não se sinta obrigado a comprar pela intimidação de algum vendedor mais dominador ou manipulador.
11) Aceite convites para participar de reuniões, debates ou festas, mesmo que não saiba quem poderá estar lá, ou mesmo sabendo que não terá nenhum conhecido no local. Será mais uma oportunidade de conhecer novas pessoas e fazer mais amigos, bem como uma maneira de fortalecer sua auto-estima e autoconfiança.
12) Comece a tomar pequenas decisões, mesmo as mais banais. Pense no que precisa decidir e decida por algo. Parabenize-se por agir como uma pessoa decidida. Lembre-se que aprender a tomar decisões se aprende tomando pequenas decisões.

Bruno Krug – Consultor Empresarial e Palestrante Motivacional
contato@brunokrug.com.br




Superação de conflitos




Sabemos que os conflitos podem ser destrutivos para uma equipe de trabalho, pois tendem a gerar situações que afastam as pessoas e comportamentos que levam a cada um pensar apenas em si mesmo, o que no final das contas prejudica a todos que participam do mesmo grupo.
Entretanto é preciso lembrar que conflitos são normais e inevitáveis no convívio humano, mas que se houver boa vontade e disposição, os mesmos podem até se tornar positivos e construtivos para o grupo como um todo.
Normalmente eles surgem em função das diferenças de cultura, divergências de opiniões, ambições e interesses pessoais, percepções pessoais e valores diferentes, fuga das responsabilidades e outros fatores.
É preciso que todos percebam que se não houver esforço de todos, no final das contas, a conta será dividida entre todos. Portanto faz-se necessário que em situações de conflito, declarados ou não, cada um possa pensar no que está ajudando ou prejudicando o grupo, o que pode aprender com o mesmo, e o que vai fazer para ajudar a melhorar.
Obviamente se apenas mudar não resolve, mas se um iniciar o processo, aí então os demais podem se envolver e deixar de lado as dores e o individualismo, e juntos farão grandes mudanças, beneficiando a si e aos demais.

Portanto:

Melhore os relacionamentos: Busque desenvolver relacionamentos honestos com os seus colegas, evitando deixar de falar os problemas que estão ocorrendo. Apenas procure cuidar como vai falar, o momento e o lugar ideal para isso. As pessoas vão tratá-lo e respeitá-lo mais pela sua honestidade, desde que sua honestidade seja dosada com consideração e respeito ao outro.    
Evite conflitos desnecessários: Muitas pessoas criam conflitos desnecessários, quer pelo seu comportamento (ser uma pessoa fechada, prepotente, paciente, intolerante, nervosa, radical, etc) ou porque está com problemas e quer descarregar em alguém. Estes tipos de comportamento devem ser trabalhados até ser superados, ou ao menos amenizados a ponto de não criarem grandes problemas, pois trazem prejuízos e desgastes emocionais para todos.
Minimize os conflitos existentes: Procure diminuir a importância dos conflitos existentes no grupo, evitando cultivar o clima negativo por meio de intrigas, fofocas, ou mesmo jogando responsabilidades nos outros. Fale bem das pessoas, evitando comentar as coisas ruins para os colegas, e sempre que possível valorizando-as e aceitando-as nos relacionamentos.    
Vencer/vencer: Faça dos conflitos existentes uma forma útil para resolver problemas da empresa, ou para ajudar as pessoas a crescerem e se ajudarem por meio deles. Evite o vencer/perder ou o perder/vencer, e descubra como fazer o vencer/vencer, onde todos tenham algum benefício no final das contas, nem que seja o amadurecimento como ser humano.

“Para mudar novos hábitos, primeiro temos que assumir
um compromisso profundo de pagar
o preço que for necessário.”
                  William James

Bruno Krug – Consultor Empresarial e Palestrante Motivacional
contato@brunokrug.com.br


Liderança e o compromisso com a excelência

O compromisso com a excelência não é apenas o de ter uma empresa organizada, limpa, enxuta e lucrativa, tampouco é apenas planejar, atender bem os clientes, saldar os compromissos ou algo similar. Compromisso com a excelência é tudo isto e muito mais: é uma questão de ter valores elevados levados à sério, uma atitude estratégica, e um compromisso pessoal de fazer acontecer, de fazer com que as coisas aconteçam de forma eficaz e na hora certa. Liderança com foco na excelência com certeza passa pela capacidade de conseguir reunir profissionais competentes, motivados e atenciosos, produtos e serviços que cumprem o que prometem excelência no atendimento, na gestão de pessoas, na liderança e muito mais.
Compromisso com a excelência é antes de tudo uma visão motivadora que inspira aos que ali trabalham a buscar a excelência em tudo o que fazem, bem como em suas relações com os demais, sejam eles colegas, superiores, clientes, acionistas ou outros. Não devemos confundir a busca da excelência com definições bonitas de visão, missão e objetivos, por mais que isto seja muito importante quando feito com seriedade e desejo de melhorar ainda mais a organização. Mais importante do que estes conceitos, é ter capacidade de conseguir promover uma mentalidade e gerar sentimentos que levem ao real comprometimento das pessoas envolvidas, pois com certeza são elas que vão fazer a real diferença entre um trabalho, produto ou serviço comum, normal ou de excelência, e fazer isto é no mínimo função de todos aqueles que exercem alguma liderança na organização, seja ela oficial ou não.
 Este processo de transformação deve começar com cada um de nós, principalmente com aqueles que têm a capacidade de influenciar as pessoas, que mobilizem seus corações e mentes em busca de algo maior, mais elevado e grandioso. A busca da excelência deve ser uma força mobilizadora poderosa, que faça cada pessoa se superar constantemente em suas atitudes e suas ações, gerando resultados que agreguem e satisfaçam plenamente todos envolvidos.
Deve-se lutar acima de tudo contra a mediocridade, o conformismo e o negativismo, inimigos diretos da inovação, da evolução e da excelência. Lembre-se que as empresas podem ser pequenas, mas a mente das pessoas que ali trabalham devem ser grandiosas, visionárias e ousadas. Quando as pessoas sonham juntas e seus sonhos são estimulantes, com certeza estas pessoas farão coisas extraordinárias e isto fará a grande diferença não só nas empresas que trabalham, mas também na vida daqueles que convivem com eles e na sua comunidade.
Para isto é preciso que pessoas assumam a liderança, criem propósitos, compartilhem objetivos e contribuam com o trabalho e a vida dos demais. Pessoas assim lideram efetivamente, pois são exemplos vivos de determinação, dedicação e positividade na ação. Devem respeitar cada ser humano, mesmo que discordando de suas idéias e comportamentos, e precisam estabelecer as metas juntamente com suas equipes, pois somente assim terão o comprometimento dos mesmos na busca da excelência.
Assim, na medida em que a empresa possui líderes que motivam a busca da excelência, ela também passa a satisfazer mais seus clientes, e pode ganhar mais dinheiro, se manter mais segura no mercado, pagar melhor seus funcionários, contribuir mais com a comunidade e saber que realizou sua missão. Isto tudo porque houve um verdadeiro comprometimento com a busca da excelência, com seus clientes e colaboradores.

Bruno Krug - Consultor Empresarial e Palestrante Motivacional
contato@brunokrug.com.br