O compromisso com a excelência
não é apenas o de ter uma empresa organizada, limpa, enxuta e lucrativa,
tampouco é apenas planejar, atender bem os clientes, saldar os compromissos ou
algo similar. Compromisso com a excelência é tudo isto e muito mais: é uma
questão de ter valores elevados levados à sério, uma atitude estratégica, e um
compromisso pessoal de fazer acontecer, de fazer com que as coisas aconteçam de
forma eficaz e na hora certa. Liderança com foco na excelência com certeza
passa pela capacidade de conseguir reunir profissionais competentes, motivados
e atenciosos, produtos e serviços que cumprem o que prometem excelência no
atendimento, na gestão de pessoas, na liderança e muito mais.
Compromisso com a excelência é
antes de tudo uma visão motivadora que inspira aos que ali trabalham a buscar a
excelência em tudo o que fazem, bem como em suas relações com os demais, sejam
eles colegas, superiores, clientes, acionistas ou outros. Não devemos confundir
a busca da excelência com definições bonitas de visão, missão e objetivos, por
mais que isto seja muito importante quando feito com seriedade e desejo de melhorar
ainda mais a organização. Mais importante do que estes conceitos, é ter capacidade
de conseguir promover uma mentalidade e gerar sentimentos que levem ao real
comprometimento das pessoas envolvidas, pois com certeza são elas que vão fazer
a real diferença entre um trabalho, produto ou serviço comum, normal ou de
excelência, e fazer isto é no mínimo função de todos aqueles que exercem alguma
liderança na organização, seja ela oficial ou não.
Este processo de transformação deve começar
com cada um de nós, principalmente com aqueles que têm a capacidade de
influenciar as pessoas, que mobilizem seus corações e mentes em busca de algo
maior, mais elevado e grandioso. A busca da excelência deve ser uma força
mobilizadora poderosa, que faça cada pessoa se superar constantemente em suas
atitudes e suas ações, gerando resultados que agreguem e satisfaçam plenamente
todos envolvidos.
Deve-se lutar acima de tudo
contra a mediocridade, o conformismo e o negativismo, inimigos diretos da
inovação, da evolução e da excelência. Lembre-se que as empresas podem ser
pequenas, mas a mente das pessoas que ali trabalham devem ser grandiosas,
visionárias e ousadas. Quando as pessoas sonham juntas e seus sonhos são
estimulantes, com certeza estas pessoas farão coisas extraordinárias e isto
fará a grande diferença não só nas empresas que trabalham, mas também na vida
daqueles que convivem com eles e na sua comunidade.
Para isto é preciso que pessoas
assumam a liderança, criem propósitos, compartilhem objetivos e contribuam com
o trabalho e a vida dos demais. Pessoas assim lideram efetivamente, pois são
exemplos vivos de determinação, dedicação e positividade na ação. Devem
respeitar cada ser humano, mesmo que discordando de suas idéias e
comportamentos, e precisam estabelecer as metas juntamente com suas equipes,
pois somente assim terão o comprometimento dos mesmos na busca da excelência.
Assim, na medida em que a empresa
possui líderes que motivam a busca da excelência, ela também passa a satisfazer
mais seus clientes, e pode ganhar mais dinheiro, se manter mais segura no
mercado, pagar melhor seus funcionários, contribuir mais com a comunidade e
saber que realizou sua missão. Isto tudo porque houve um verdadeiro
comprometimento com a busca da excelência, com seus clientes e colaboradores.
Bruno Krug - Consultor Empresarial e Palestrante Motivacional
contato@brunokrug.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário