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quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Equilíbrio e bom senso na saída

Normalmente a conquista de uma vaga de trabalho é motivo de muito orgulho e satisfação, e nossa tendência é a de entrarmos na nova empresa com muitos cuidados, procurando fazer amigos, tendo atenção as pessoas, as normas e a tudo o que esperam de nós.

Entretanto, como tudo na vida pode terminar, muitas vezes ao término de uma relação profissional nos esquecemos de tudo o que foi bom, do quanto ganhamos e o quanto nos ajudaram ao longo da nossa relação profissional, e as vezes até mesmo como seres humanos.

Se estamos saindo com mágoas ou frustração, a tendência é fazermos tudo o que não devíamos fazer e sermos mais agressivos, aparentando arrogância, auto-suficiência, raiva e outras emoções negativas. Esquecemos da cordialidade, do agradecimento, do apoio recebido, e tratamos de pensar somente em nós e naquele momento ruim.

E depois...

Com as voltas da vida pode ser que voltemos a nos encontrar em outras situações, e todos aqueles comportamentos negativos podem trazer o seu amargo retorno, o que pode vir a fechar novas possibilidades de trabalho, de crescimento profissional, de aumentarmos nosso círculo social e outras coisas mais, prejudicando a nossa vida ou carreira.

Por que é importante uma boa saída

Lembre-se que as pessoas que despediram você podem sair da empresa e os que ficaram podem voltar a lembrar de você com carinho e profissionalismo, voltando a contrata-lo.

É possível que novos empregadores busquem referências sobre você e se sua saída não foi positiva, seus antigos colegas ou chefes podem esquecer suas qualidades e lembrar apenas da péssima impressão causada na saída.

No mundo profissional reputação é fundamental, e a sua deve ser a de um ótimo profissional e a de uma pessoa com grandes qualidades e equilíbrio emocional.

Seus antigos colegas podem recomendar você para outras pessoas, ajudando ou facilitando a entrada em outras empresas ou negócios.

Portanto, mesmo que sentindo-se frustrado ou magoado, entenda que tudo tem a sua hora e que as vezes o que pode parecer ruim, pode vir a ser uma grande oportunidade de melhoria. Sendo assim, ao sair do seu emprego, saia tão positivo como quando entrou, com carinho, simpatia, agradecimento, cordialidade, mantendo tanto quanto possível as relações em bom nível.

Para uma boa saída: 
  • Mantenha-se correto, cordial e atencioso para com todos.
  • Aproveite para se desculpar por possíveis falhas pessoais ou profissional, o que convenhamos é perfeitamente humano porque ninguém é perfeito ou acerta todas.
  • Deixe seus agradecimentos a todos que lhe auxiliaram e principalmente aos que estavam ao seu lado.
  • Despeça-se com carinho e deixe uma forma de contato para se for necessário tirar uma dúvida sobre o que você fazia, ou se quiserem contatar você.
Enfim, saia por cima e tudo será mais fácil para você e para os que ficam.

Bruno Krug – Consultor Empresarial e Palestrante Motivacional
contato@brunokrug.com.br

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