Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de novembro de 2012

9 dicas para estimular a sua criatividade




     Sabemos que a necessidade de buscar melhorias e encontrar soluções são essenciais para as empresas manterem-se competitivas no mercado. Neste sentido é importante que seja estimulado a capacidade de criar e inovar nos profissionais de todas as áreas.
Se você também deseja melhorar sua capacidade de percepção, ampliar seus horizontes, bem como estimular sua inteligência e criatividade, então siga algumas das sugestões abaixo, pois são conselhos simples mas que ajudam a ter outras experiências e novas emoções: 

1. Converse com outras pessoas. Não precisa deixar de falar com os conhecidos, mas é muito interessante e útil conversar também com pessoas que pertençam a grupos diferentes daqueles aos quais pertencem. Com isto você amplia sua visão de mundo, aumenta sua capacidade de tolerar e respeitar diferenças, e pode descobrir coisas muito interessantes sobre os demais e sobre a própria vida. Muitas vezes podem lhe passar informações e dicas muito valiosas e interessantes. Você pode experimentar conversar com pessoas que encontra numa viagem, numa estação ou aeroporto, ou num evento que participa. Pode até puxar conversa com pessoas que encontra na fila do banco, na sala de espera de um consultório, no restaurante ou clube e assim por diante.

2. Utilize fontes diferentes de informações. Procure assistir telejornais de emissoras diferentes, podendo variar de emissora a cada dia ou semana. Você pode fazer o mesmo variando os jornais que lê, ou as emissoras de rádio que escuta, pois assim fazendo você também terá abordagens diferentes o que pode aumentar seu senso de julgamento individual.

3. Leia revistas diferentes.  Experimente ler uma revista diferente das que costuma receber, pois é interessante como cada grupo tem interesses diferentes e podem nos mostrar outras fontes de conhecimento, prazer e cultura. Há muitas revistas que podem nos ajudar a viver melhor, assim como podem nos passar informações que servem para nosso trabalho e nossas relações com as demais pessoas, sem contar que lendo outras abordagens da vida, nos tornamos mais flexíveis, abertos e tolerantes aos demais pontos de vista, compreendendo mais aos demais.

4. Assista outros filmes. A tendência normal é assistir aos filmes de sucesso, com artistas ou diretores famosos, o que não é nada ruim. Entretanto, como fonte de estímulo ao pensamento e a crítica, procure assistir filmes de atores e diretores desconhecidos, ou originados de países diferentes, pois são outras percepções e situações abordadas, ou no mínimo, enfoques e visuais diferentes. Assista filmes que lhe proporcionem visões diferentes do mundo, outras culturas, crenças e valores, e assim estará ampliando sua visão do mundo e do ser humano, além de desenvolver maior capacidade de analisar e criar.

5. Assuma mais riscos. Normalmente evitamos ao máximo a possibilidade de riscos pois eles envolvem a possibilidade de vir a sofrer, e isto não queremos de forma alguma. O problema é que uma vida sem riscos também representa uma vida medíocre, sem crescimento e sem graça. Se quer ser uma pessoa com uma pessoa e um profissional que faz diferença, então é fundamental que aprenda a ousar e ter iniciativa, e para isto precisa assumir alguns riscos na vida, pois eles o tornam mais forte, seguro e capaz de fazer mais do que a maioria.

6. Aceite cometer alguns erros. Se aceitar a idéia acima de arriscar mais, então precisa aceitar também o fato de que vai errar mais, o que não significa que você é incompetente ou burro, mas sim que está conhecendo e aprendendo sobre novas áreas e atividades, o que vai torná-lo melhor ainda. O erro faz parte do processo de aprendizado e deve ser encarado com mais naturalidade, pois para progredir e aprender é preciso assumir naturalmente os erros do caminho.

7. Torne-se um novo estudante. Volte a estudar, seja no ensino formal ou em cursos de pequena duração. É um fato que ao retornar a sala de aula você vai contatar com novas pessoas e ouvir novas idéias, o que vai fazer com que sua mente fique ativa e aberta a novos conhecimentos e percepções.

8. Aprenda a fazer perguntas. Para ativar a sua mente criativa procure habituar-se a fazer perguntas que estimulem outras percepções e idéias. Você pode criar diversas perguntas diferentes, tais como: o que podemos fazer com isto, como e por quê isto acontece, onde podemos aplicar estas idéias/produtos, quem pode utilizar estes serviços ou quem pode me ajudar a inovar os processos, qual seria uma o resultado de unir este produto com um produto diferente, quando poderia ser utilizar os serviços de forma inovadora.

9. Mantenha-se aberto as pequenas idéias. Ao longo do dia, diversas idéias passam pela nossa mente e normalmente costumamos descartar todas que saem do padrão comum, o que impede que nossa consciência possibilite avançar em possibilidades diferentes e inovadoras. Um pequeno “insight” pode nos levar a grandes idéias, desde que você aceite e brinque com novas e diferentes maneiras de ver e pensar.

Lembre-se que AS GRANDES IDÉIAS NASCEM DE PEQUENOS "LAMPEJOS". Portanto, seja persistente. Combine, adapte, altere, diminua, aumente, associe, substitua, reorganize e se ainda não encontrar a utilização da sua criação, inverta tudo. Nunca desista pois a oportunidade de sucesso pode estar bem próxima de você. 

"A visão sem ação não passa de um sonho. A ação sem visão é só um passatempo. A visão com ação pode mudar o mundo."
Joel Baker

bruno@excellenceconsultoria.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário