Sabemos que os conflitos podem
ser destrutivos para uma equipe de trabalho, pois tendem a gerar situações que
afastam as pessoas e comportamentos que levam a cada um pensar apenas em si
mesmo, o que no final das contas prejudica a todos que participam do mesmo
grupo.
Entretanto é preciso lembrar que
conflitos são normais e inevitáveis no convívio humano, mas que se houver boa
vontade e disposição, os mesmos podem até se tornar positivos e construtivos
para o grupo como um todo.
Normalmente eles surgem em função
das diferenças de cultura, divergências de opiniões, ambições e interesses
pessoais, percepções pessoais e valores diferentes, fuga das responsabilidades
e outros fatores.
É preciso que todos percebam que
se não houver esforço de todos, no final das contas, a conta será dividida
entre todos. Portanto faz-se necessário que em situações de conflito,
declarados ou não, cada um possa pensar no que está ajudando ou prejudicando o
grupo, o que pode aprender com o mesmo, e o que vai fazer para ajudar a
melhorar.
Obviamente se apenas mudar não
resolve, mas se um iniciar o processo, aí então os demais podem se envolver e
deixar de lado as dores e o individualismo, e juntos farão grandes mudanças,
beneficiando a si e aos demais.
Portanto:
Melhore os relacionamentos:
Busque desenvolver relacionamentos honestos com os seus colegas, evitando
deixar de falar os problemas que estão ocorrendo. Apenas procure cuidar como
vai falar, o momento e o lugar ideal para isso. As pessoas vão tratá-lo e
respeitá-lo mais pela sua honestidade, desde que sua honestidade seja dosada
com consideração e respeito ao outro.
Evite conflitos desnecessários:
Muitas pessoas criam conflitos desnecessários, quer pelo seu comportamento (ser
uma pessoa fechada, prepotente, paciente, intolerante, nervosa, radical, etc)
ou porque está com problemas e quer descarregar em alguém. Estes tipos de
comportamento devem ser trabalhados até ser superados, ou ao menos amenizados a
ponto de não criarem grandes problemas, pois trazem prejuízos e desgastes
emocionais para todos.
Minimize os conflitos existentes:
Procure diminuir a importância dos conflitos existentes no grupo, evitando cultivar
o clima negativo por meio de intrigas, fofocas, ou mesmo jogando
responsabilidades nos outros. Fale bem das pessoas, evitando comentar as coisas
ruins para os colegas, e sempre que possível valorizando-as e aceitando-as nos
relacionamentos.
Vencer/vencer: Faça dos conflitos
existentes uma forma útil para resolver problemas da empresa, ou para ajudar as
pessoas a crescerem e se ajudarem por meio deles. Evite o vencer/perder ou o
perder/vencer, e descubra como fazer o vencer/vencer, onde todos tenham algum
benefício no final das contas, nem que seja o amadurecimento como ser humano.
“Para mudar novos hábitos, primeiro temos que assumir
um compromisso profundo de pagar
o preço que for necessário.”
William James
Bruno Krug – Consultor Empresarial e Palestrante Motivacional
contato@brunokrug.com.br
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